sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Plantas em flor na Classe


Quaresmeira anã

Apreciada pelas suas folhas aveludadas e flores roxas a quaresmeira anã (Tibouchina grandifolia Cogn.), da família das Melastomataceae, é uma espécie perene nativa do Brasil, onde também é conhecida por orelha-de-onça, que pode atingir os 3 metros de altura no habitat natural. A floração ocorre no verão mas mantém-se até ao início do outono, possibilitando a sua observação por quem visita o jardim durante esta época do ano.
Esta espécie de fácil manutenção é bastante utilizada como ornamental em diversos tipo de jardins e parques.





Folha de aspecto aveludado devido à existência de inúmeros pêlos curtos 


Aspecto geral da planta


Flor Camarão

A flor camarão ou camarão vermelho (Justicia brandegeana Wash. & Smith) é uma planta originária do México, que se destaca por apresentar inflorescências alongadas e arqueadas formadas por brácteas vermelho-escuras, quando adultas, e flores brancas diminutas que no seu conjunto podem assemelhar-se à forma de um camarão, e explicam o nome vulgar pela qual esta herbácea é conhecida em vários países.
Esta planta da família das Acanthaceae que no habitat natural pode atingir cerca de 5 m de altura, apresenta folhas com pêlos, de forma oval-lanceoladas e nervuras bem marcadas.
No paisagismo é utilizada para formação de sebes e bordaduras e é conhecida por atrair borboletas e beija-flores.

Inflorescências

Aspecto da flor 

Aspecto geral



Anemone x hybrida Paxton

Planta perene da família das Ranunculaceae, de origem hortícola, muito apelativa devido às flores rosa pálido, dispostas em cachos uniformes.
Esta espécie apresenta caules erectos que atingem 1,5 m de altura, com os nós revestidos por brácteas folhosas e folhas basais 3-palmadas.